Voltar ao site
· Coletivo Negritude

Conheça o Coletivo de Negritude e como ele funciona

O Coletivo de Negritude é um espaço de auto-organização das (os) negras (os) do mandato para discutir as demandas da população negra junto à sociedade civil e, encaminha-las no âmbito do legislativo municipal do Recife a partir de formações políticas, audiências e reuniões públicas, sessões solenes, materiais de comunicação e apoio a iniciativas que visem a promoção da igualdade racial e superação do racismo.

Constitui-se enquanto instância autônoma e deliberativa que nasce com o olhar atento a uma demanda histórica dos movimentos negros: a ocupação de espaços de poder para definirmos sobre nossas próprias vidas.

Construímos o entendimento de que não é possível atender às demandas da população negra sem que nós, negras e negros, estejamos nos espaços decisórios onde as políticas públicas passam por um ciclo de discussão, formulação, planejamento e execução. Atuamos com a perspectiva de integrar as políticas de educação, saúde, segurança cidadã, cultura e outras tendo como principio o antirracismo e a intersecção com outras demandas como a das mulheres negras e ou mulheres lésbicas, bissexuais,
travestis e trans.

Trabalhamos no combate ao racismo e suas nuances na esfera pública que deve estar a serviço de todas (os) sem distinções de qualquer natureza.

Somos o principal articulador das políticas de raça da equipe e nos comprometemos em lutar para pôr em prática metodologias, narrativas e ações nas instituições e equipamentos públicos na cidade do Recife que visibilizem o conhecimento, a beleza e a forma de atuação da população negra.

Estamos à disposição da sociedade civil, dos movimentos sociais e de todas (os) negras(os) para que juntas (os) possamos incidir para garantir políticas públicas eficazes, humanizadas e acessíveis de forma que possamos ter saúde mental, física e, não menos importante, para que sejamos FELIZES.

Se todas as vidas importassem, nós não precisaríamos proclamar enfaticamente que a vida dos negros importa.

Angela Davis

Publicações produzidas pelo Coletivo

...