Voltar ao site

Vistoria detecta falhas no Camarote da Acessibilidade do Galo da Madrugada

· Notícias,Sala de Imprensa
broken image

O carnaval é para todas as pessoas e Recife já respira a festa. A cidade também se prepara com a montagem dos camarotes para o Galo da Madrugada, e as pessoas com deficiência têm um camarote garantido para não deixar de participar da folia. No entanto, na semana passada o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comude) fez uma vistoria na instalação e detectou irregularidades que não garantem a acessibilidade. Hoje (sexta, 14 de fevereiro), o mandato do vereador Ivan Moraes visitou o local e encontrou representantes do Comude e do Núcleo Técnico de Acessibilidade da prefeitura para demandar as adequações necessárias para garantir a folia inclusiva com segurança.

Com capacidade para 300 pessoas, o camarote está instalado no Pátio do Carmo, mas itens essenciais para o acesso, como rampa e escada estão fora dos padrões. O que torna o camarote da acessibilidade não acessível e com a segurança de quem frequenta em risco. “Estivemos aqui na semana passada e percebemos esses problemas e por isso convocamos hoje os responsáveis pela montagem, que é a Fundação de Cultura da Prefeitura, para nos dar retorno”, explicou Isaac Machado, vice-presidente do Comude. Uma das questões percebidas na estrutura é que a escada perto da rampa pode causar acidente, com a queda de cadeirantes ao fazer manobras na entrada e saída.

Para Ivan Moraes, “é necessário que a prefeitura da cidade possa, através da Fundação de Cultura, fazer os ajustes solicitados, para garantir a real acessibilidade do camarote. A prefeitura tem um núcleo de acessibilidade que não foi nem consultado nem conhecia o projeto do camarote. Essa comunicação tem que existir no poder executivo”.

Entre os compromissos firmados pela Fundação, na visita de hoje, estão o ajuste da rampa e a mudança de local na escada, assim como alterações no corrimão, altura dos degraus e proteção na parte da frente. Na próxima quarta-feira, dia 19, a partir das 9h, está marcada uma nova vistoria para avaliar as mudanças, com presença também do Corpo de Bombeiros, além da Fundação de Cultura, Núcleo Técnico de Acessibilidade da Prefeitura e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

...