Voltar ao site

Campanha #BrincaNaMoral reúne dicas pra um Carnaval alegre com cuidados

Vereadores travam disputa carnavalesca em vídeo. Qual a melhor festa Rio ou Recife?

· Notícias,Sala de Imprensa,Carnaval
broken image

#BrincaNaMoral é uma proposta para que todo mundo possa brincar o Carnaval todos os dias numa boa, trazendo dicas que tratam dos cuidados necessários neste período, mas também do respeito às diversidades. A campanha é proposta pelo mandato do vereador Ivan Moraes (PSOL), e inclui uma ação conjunta com o vereador Tarcísio Motta, do Rio de Janeiro. Um desafio carnavalesco é travado pelos dois vereadores em vídeo, em que eles trazem opiniões e dicas sobre o Carnaval nas duas grandes cidades. Qual a melhor festa Rio ou Recife? Essa é só uma das questões respondidas por eles. Disponível aqui: http://bit.ly/brincanamoral

Além do vídeo, a campanha espalhou cartazes com as dicas por vários estabelecimentos e organizações sociais da cidade e nas redes sociais. Ivan Moraes sempre foi carnavalesco, de brincar as prévias e todos os dias de festa, muito antes de pensar na vereança. Em seu mandato, sempre percebeu essa época como um momento de troca de informação com a cidade, através de campanhas que reforçam o respeito. E neste ano, as informações vieram em formato de dicas. “Achamos importante reunir informações que eu já tinha, e de outros foliões, para que as pessoas possam se cuidarem melhor nas festas e se divertirem mais”, explica.

Entre as dicas trazidas pela campanha, estão: “beber água”, destacando a importância de que cada pessoa se mantenha hidratada durante a folia e não corra o risco de desidratação. A água também é importante na redução de danos que o álcool, por exemplo, pode causar. Destaca também que “a principal característica do carnaval pernambucano é a festa na rua”. E reforça a importância de se “brincar na paz e respeitar geral, pois o machismo, o racismo e a LGBTfobia não têm graça nenhuma”.

#NãoÉNão – chega o Carnaval e é sempre importante frisar que assédio é crime de importunação sexual, tipificado pela Lei 13.718/18. Milhares de mulheres são assediadas diariamente e nos dias de festa não é diferente. Durante os dias de folia, no Recife, mulheres cis ou trans que sofrerem qualquer tipo de violência poderão acionar o Centro Clarice Lispector, das 7h às 17h, na rua Bernardo Guimarães, em Santo Amaro. E durante a noite no Recife Antigo, na Central do Carnaval, das 17h as 2h. Também disponível no telefone: 08002810107.

Dicas pra #BrincaNaMoral no Carnaval

1. Beber água - esse lance da água é importante;

2. Se alimente - saco vazio não para em pé;

3. Faça sua agenda carnavalesca - saiba de onde saem os blocos e onde serão os shows que deseja acompanhar;

4. Brinca na paz e respeita geral - machismo, racismo e LGBTfobia não têm graça nenhuma;

5. Carnaval é na rua – a principal característica do carnaval pernambucano é a festa na rua;

6. Conheça o carnaval dos bairros;

7. Use fantasia - a brincadeira já começa na hora de se ‘montar’ em casa;

8. Fantasia combina com tênis confortável;

9. Respeite seu limite – existe diversão 24 horas por dia, saiba qual seu limite de extravagância

10. Se for usar álcool ou alguma outra droga, se liga na redução de danos.

...