Voltar ao site

Pesca no Recife está em risco:

Audiência Pública Externa na Ilha de Deus reúne população pesqueira e órgão públicos para debater situação

· Sala de Imprensa

Nesta sexta-feira (22), acontece, na Ilha de Deus, Audiência Pública Externa para discutir a questão da situação Pesca no Recife e que convoca autoridades para que respondam às questões sobre a situação de quem vive e trabalha na pesca e que tem sido colocada em risco com chegada do óleo às praias do Nordeste.

 

Todas as 11comunidades pesqueiras da cidade estão mobilizadas para participar e chegarão de barco de localidades como Ilha do Limoeiro, Bode, entre outras. A Audiência acontecerá a partir das 13h30, na sede do Caranguejo Uçá, na Ilha de Deus, Zona Sul da cidade.


A atividade pesqueira é de extrema importância para a população recifense, porém há um vácuo de políticas específicas voltadas para esse seguimento, e por isso as comunidades tradicionais pesqueiras e as pescadoras e pescadores já estavam em crise antes da crise do óleo nas praias do Nordeste. A audiência é convocada pelo mandato do vereador Ivan Moraes (PSOL).

“A prefeitura tem que assumir a responsabilidade sobre a Cadeia Produtiva da Pesca no Recife. São de responsabilidade do Recife as mais de 10 mil pessoas que trabalham na pesca. A audiência ocorre neste momento em que o contexto da pesca na cidade se agrava, mas já demandávamos políticas para o setor. Estamos finalizando uma pesquisa sobre a Cadeia Produtiva da Pesca na cidade, em parceria com a UFPE e FUNDAJ, e que será apresentada durante a audiência”, explica o vereador Ivan Moraes.

Foram convocados órgãos municipais como a Secretaria de Saúde, de Assistência Social, de Desenvolvimento Econômico, e o Ministério da Pesca para que respondam às questões de quem vive e trabalha da pesca, diretamente, e se comprometam a mudar a realidade.


Despejo de esgoto sem tratamento, territórios não reconhecidos, ausência de informações oficiais sobre a quantidade de pescadoras e pescadores artesanais na cidade e sobre suas condições de trabalho são alguns dos tantos aspectos que revelam o descaso da gestão municipal com as pessoas e com essa atividade que é tão tradicional da cidade.

 

Serviço:
Audiência Pública Externa para discutir a questão da situação Pesca em Recife.
Quando? 22 de novembro de 2019 (sexta-feira).
Horário: 13h30 às 17h.
Local: Anfiteatro do Carangueijo Uçá, Rua São Geraldo, Sn, Ilha De Deus, Recife/PE.


Outras informações:
Catarina de Angola – 81 996720126
Assessoria de Imprensa

...